Acerca de mim

A minha foto
Évora, Portugal
Sou apenas alguém que gosta de estar rodeada dos utensilios que criam maravilhas e deliciam as pessoas que tornam a minha vida mais doce ...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Brenhóis da Avó Tó

Olá ... Olá ... Mais uma vez ...
 
Trago uma outra ideia ... São fritos eu sei, e um Doce tipicamente do Natal eu sei ... Mas o Natal é sempre que o Homem quiser certo?
 
Então eu decidi fazer o Natal ou melhor ... Uns Docinhos de Natal ...
 
Brenhóis!!!
 
E estes são muito especiais porque é uma receita da minha Avó :D
 
Feitos por ela têm sempre um sabor diferente ... Sabe a Avó ou melhor explicando, tem um carinho da Avó e só como ela sabe fazer!!
 
Deixo-vos a receita e voilá ....
 
 
 
 
Estrelas Principais:



1 kg de abóbora descascada e limpa de filamentos e pevides
3 ovos
raspa e sumo de 1 boa laranja
1 cálice de vinho Porto (ou aguardente)
300 grs de farinha com fermento
100 grs de açúcar
1 colher de chá de canela
sal e óleo q.b.
açúcar refinado fino e canela em pó para polvilhar

Desenrolar da Peça:


Coze-se a abóbora num pouco de água com sal, escorre-se muito bem (geralmente de um dia para o outro) e reduz-se a puré!!
 
Juntam-se os restantes ingredientes ao puré de abóbora, não esquecendo que as claras são batidas em castelo.

Com a ajuda de duas colheres de sopa molda-se a massa e deita-se no óleo quente (175ºC no máximo para permitir a cozedura da farinha).
Escorrem-se sobre papel absorvente e comem-se polvilhadas com açúcar e canela.


Regra geral não se diz abóbora, aqui na minha zona, no Alentejo, é conhecida por  mogango. É alongada e a polpa é quase vermelha.
 
Bon Apetit :D
 
Saudações Pipokianas ...

Sem comentários:

Enviar um comentário