Acerca de mim

A minha foto
Évora, Portugal
Sou apenas alguém que gosta de estar rodeada dos utensilios que criam maravilhas e deliciam as pessoas que tornam a minha vida mais doce ...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Queijadas de Mogango

Olá minhas pipokinhas saltitantes, hoje trago-vos algo que me surgiu após ter sobrado da cozedura  do almoço, que aproveitei  e fiz logo a sobremesa :D Mogango!!!
 
Nada mais simples e rápido! Para quem gosta de Mogango claro está.
 
Para quem não sabe, Mogango é uma especie de abóbora mas de côr alaranjado. Assim como está ilustrado na imagem.
 
 
 Depois de arranjado, inclui tirar a casca e as pevides, vem a lavagem e secagem!
 
Quando vai a cozer tem que haver muita atenção em relação à quantidade de água que se coloca, pois o Mogango já por si larga imensa água, logo coloca-se pouca água ou seja a suficiente para que ao cozer não agarre no fundo!
 
Assim que termina a cozedura, deve escorrer de um dia para o outro e de preferência embrulhado num pano, para que escorra e não perca nenhum pedaço de Mogango. No dia seguinte já perdeu mais de 80% da água e nós damos mais um aperto no pano para que largue o resto da água.
 
 Para confeccionar precisam de:
 
* 300g de Mogango
* 2 ovos
* 150 g de açucar (mas se houver alguém muito guloso pode sempre colocar 250g)
* 50g de manteiga amolecida
* 1/2l de leite
* canela em pó
* raspa de limão / laranja (conforme o gosto) eu utilizei raspas de limão ;)
 
O desenrolar da acção é:
 
Nada mais simples ... Bate-se tudo junto no liquidificador e voilá, já está!!! O trabalho está no antes ou seja, no untar as forminhas, para que quando as Queijadinhas forem a cozer não peguem e não queimem :D
 
Vão ao forno durante 25 a 30m, conforme o forno de cada uma, ok? Vão fazendo o teste do palito para terem a certeza. Convém que as queijadinhas fiquem húmidas por dentro.
 


Por último, assim que se tiram do forno polvilham-se logo com canela para ficar "entranhada" na Queijadinha e deixa-se arrefecer. Desenformando-se só após esfriarem.
 
 E é este o aspecto delas!
 
 
 
Espero que tenham gostado!!
 
Saudações Pipokianas

4 comentários:

  1. Olá...
    Que belissímo aspecto das queijadas ;).. Vou levar comigo meia duzia ;)... Adorei ;)... Está tudo 5 ***** :) :D... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pipoka,
    não conhecia esse nome de abóbora :) mas faz umas lindas queijadinhas, muito amarelinhas e deliciosas.
    Levo uma :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Ficaram maravilhosamente deliciosas!
    Mas ainda estou à espera da minha!!!!!!!
    :P
    Beijoca!
    cláudia

    ResponderEliminar
  4. Minhas pipokinhas saltitantes levem à vontade ... são uma verdadeira delícia mesmo!!! :D

    Beijokas
    Pipoka

    ResponderEliminar