Acerca de mim

A minha foto
Évora, Portugal
Sou apenas alguém que gosta de estar rodeada dos utensilios que criam maravilhas e deliciam as pessoas que tornam a minha vida mais doce ...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bolo Mel e Noz - Adaptado à Bimby

 
Olá minhas pipokinhas saltitantes, como estão hoje? Espero que bem aliás é Feriado e nada melhor que passar um dia em família ... E por essa razão trago-vos um Bolinho que me faz recordar os meus tempos de infância, em que a minha Avó fazia esta delicia e ficava enorme, pelo menos eu achava que sim.
 
Mas este eu adaptei à Bimby para poupar no tempo e também para ver como ficava. A Avó gostou e até disse que já tinha sucessora!! Boa não é?
 
Bolinho de Mel e Noz parece-vos bem?? ... Mas este tem uma característica  ... o Mel é adicionado depois do bolo sair do forno .. e não durante a sua confecção ...
 
Ficando a massa mais fofa e não tão pesada e o Mel fica ensopado no Bolo enquanto ele arrefece!!!
 
Uma excelente dica e não digam que vão daqui :D
 
 
A receitinha é mais ou menos assim:
 
Ingredientes

4 ovos
300g de açúcar
150g de manteiga à temperatura ambiente
200 gr de miolo de noz triturado na Bimby
300g de farinha com fermento
40g de Farinha Maizena
40g de Açucar Baunilhado
1 colher de chá de fermento
1 chávena de leite (250 ml)

Mel e Nozes para decorar (quem queira)

Em primeiro lugar bati as claras em castelo com a borboleta e reservei. Limpei o copo e passei ao resto.

Piquei as nozes na Bimby , uns golpitos no Turbo para ficarem maiores pois adoro encontrá-las no bolo e assim não ficam tão esmigalhadas.

No copo da Bimby, sem o lavar, coloquei as gemas, o açúcar e a manteiga e marquei 2 minutos velocidade 4. Depois têm que ver como vai ficando a massa por vezes é necessário ajudar com a espátula.

Adicionei as farinhas e o fermento aos poucos, intercalando com o leite. Juntei as nozes ao preparado tendo marcado 1 minuto vel. 3 e depois fui dando mais tempo para a massa ficar bem incorporada.

Depois deitei a massa para a tigela onde estavam as claras em castelo e mexi cuidadosamente até fazer bolhinhas. Já tinha a forma untada e levei a cozer  no forno previamente aquecido durante 45m minutos numa forma redonda com buraco.

Assim que tirei do forno deitei o mel por cima e deixei arrefecer ... ficando com esse aspecto delicioso ...

Só vos posso dizer que estava divinal :D espero que tenham gostado!!

Saudações pipokianas
 
 
 

4 comentários:

  1. Parece-me perfeito para o lanche esse bolo!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo ficou uma delicia,faz-me lembrar um que a minha mãe fazia.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Que aspecto super delicioso :).... vou levar comigo :P....
    Beijocas...
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar