Acerca de mim

A minha foto
Évora, Portugal
Sou apenas alguém que gosta de estar rodeada dos utensilios que criam maravilhas e deliciam as pessoas que tornam a minha vida mais doce ...

terça-feira, 27 de março de 2012

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate


Olá boa noite ... Desta vez decidi colocar aqui uma experiência que também correu às mil colheradas ... Bolinho de cenoura com cobertuda de chocolate!! Devo dizer que estava uma delicia ... Húmido por dentro e saboroso por fora ... Experimentem e depois digam-me se não fez maravilhas nas vossas festas :D

Ingredientes:
3 cenouras médias
2 dl de óleo
3 ovos
200g de farinha
180g de açucar
2 colheres (café) de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

Para a calda:
2,5dl de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açucar
1 colher (sopa) de manteiga

Para a cobertura:
150g de choxolate em tablete
0,5 dl de leite

Eu fiz assim ... descasquei as cenouras, lavei e cortei aos bocadinhos e coloquei na liquidificadora. Juntei o óleo liguei a máquina e deixei bater até ficar em creme!

Adicionei então os ovos e bati novamente até obter um creme volumoso. Numa taça refractária já tinha misturado a farinha com o açucar e o fermento, que seguidamente juntei ao preparado anterior e mexi muito bem.

Untei um tabuleiro, mas quem quiser pode fazer numa forma redonda, polvilhei com farinha e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20m, mais coisa menos coisa, depende muito dos fornos ... vão espetando um palito até ver ... não convém ficar muito cozido.

Preparei a calda deitando o leite, o chocolate em pó o açucar e a manteiga para um tacho e deixar aquecer. Quando tirei o bolo do forno piquei-o várias vezes com um garfo, reguei-o com a calda ainda quente e levei-o ao forno mais 10m. Mas é melhor irem vigiando a cozedura, assim que estiver pronto tirem-no do forno e deixem arrefecer.

Comecei a preparar a a cobertura onde deitei o leite e o chocolate partido em pedaços para um tacho, levei ao lume e fui mexendo sempre até derreter.
Quando desenformei o bolo espalhei a cobertura. A decoração é a gosto :D

Et voilá ... um bolinho delicioso ...

Saudações Pipokianas

Sem comentários:

Enviar um comentário