Acerca de mim

A minha foto
Évora, Portugal
Sou apenas alguém que gosta de estar rodeada dos utensilios que criam maravilhas e deliciam as pessoas que tornam a minha vida mais doce ...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Arroz Doce Cremoso Integral e sem adição de açucar

Bom, já algum tempo que andava para experimentar este arrozinho e lá calhou entre alguns minutos de sossego e calma por aqui ...

É uma receita que de certo nem todos gostam pois leva arroz integral mas para mim estava delicioso e acreditem muito cremoso, pouco doce e uma sobremesa ideal para quem não quer encontrar as "calorias" no guarda roupa :)

Graças ao Arroz Bom Sucesso foi me dada a oportunidade de confeccionar esta maravilhosa receita!Espero que gostem ...

Vamos a ela ...

Ingredientes:

1 Chávena de Chá de Arroz Integral
5 Chávenas de Chá de Água
3 Chávenas de Chá de Leite desnatado
2 Colheres de sopa de adoçante (eu não utilizei, mas para os mais gulosos aconselho)
1 Lata de Leite Condensado Light
1 Pau de Canela
1 Colher de Sopa de Margarina Light
Raspas de Casca de Limão ou Canela para polvilhar

Modo de Confeciconar:

Coloquei o arroz num tacho largo e cobri com a água e foi ao lume para cozinhar até que ficasse macio, caso seja necessário adicionem mais água. Eu não adicionei, porque senão ficava bastante aguado.

Quando vi que estava no ponto, acrescentei o leite desnatado, aqui quem quiser adiciona o adoçante, o leite condensado e o pau da canela.

Deixem cozinhar por 30 minutos, mais coisa menos coisa, em lume brando e tenham muito cuidado para não secar e para não pegar ao fundo do tacho.

Retirei então do lume e adicionei a margarina mexendo sempre, juntamente com algumas raspas de limão. Verti num tabuleiro de vidro e esperei que arrefecesse para polvilhar com canela.

Agora algumas dicas:

* Se quiserem o arroz mais "desfeito" podem sempre cozinhar antes na panela de pressão, mas se gostarem dele mais rijo está bom assim (não se esqueçam que este arroz é integral ok?);

* Enquanto o arroz coze com o leite desnatado e o condensado, entre o meio tempo eu juntei passas de uva e algumas nozes esmigalhadas, deu um sabor muito bom e torna a sobremesa mais rica para não ser unicamente o arroz;

* Caso não gostem de achar as raspas do limão podem sempre cozer o arroz inicialmente com o pau da canela e uma casa de limão, apenas a parte amarela.

Aqui está a minha sobremesa ... Aprovam?

 
Votos de um excelente Fim de Semana bem Docinho :D
Ah e não se esqueçam, partilhem as vossas receitas no Facebook d'Os Docinhos, também gosto de ver as vossas aventuras caseiras!
 
Saudações pipokianas <3

*

3 comentários:

  1. Original, nunca me ocorreu fazer arroz doce com arroz integral, foi o que mais me sobrou da oferta da Orivarzea.

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Que interessante, arroz doce sem açúcar!

    ResponderEliminar
  3. Bem original, com arroz integral... que inovação.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar